top of page

Entenda o seu Pet.
Como seu pet vai fazer parte da família, converse com um adestrador ou leia a respeito de “socialização, adestramento e comportamento”, existem vários profissionais conceituadíssimos, livros ou até textos na internet que vão lhe ajudar ao adestramento básico do seu pet.

Higiene.
Para cães é fundamental perder algumas semanas ensinando o cão a fazer as necessidades no lugar correto. Existem inúmeros produtos na "Lindinhos & Perfumados" que ajudam nesse processo de ensinamento e também ajudam a evitar surpresas por toda a casa. No caso dos gatos, fica muito mais fácil, uma boa bandeja sanitária com uma excelente areia sanitária (por exemplo sílica) atraem o seu gato para estreiar o local, sem muito treinamento.

Cuidado Especial para o seu Pet.
Um pet limpinho, cheiroso e fofinho é o sonho de todo mundo, certo? Sim, escolha um bom shampoo e condicionador, e se for o caso, produtos para higiene dos olhos, ouvidos e boca (higiene dentária) do seu pet, converse com seu vet para saber quais são os mais indicados e inicie uma rotina de cuidados de limpeza no seu pet. Você vai adorar abraçar e curtir o seu animalzinho em seu sofá, com aquele cheirinho de limpeza. AH, não se esqueça dos cuidados com as unhas do seu pet.

Motive o seu Pet.
Esta dica é sobre a “cabeça do seu pet”. Cabeça? Sim, isso mesmo, pets também têm sentimentos e somatizam muitas coisas. Por isso, mantenha o seu pet motivado fisicamente e intelectualmente. Ofereça, por exemplo, ossinhos para os cães ou brinquedos como guizo para os gatos, para as aves ornamentais ofereça brinquedos de madeira, estimule a atividade física e cerebral deles. Pets também sofrem de estresse, principalmente quando não os mantemos “ligados”.

Controle o Peso.
Cuidado com o peso!!! Seu pet adora aquela ração que você compra na "Lindinhos & Perfumados? E os petiscos? E os biscoitinhos? Tenho certeza que sim. Mas qual é a quantidade diária dessas delícias que seu pet adora? siga as instruções da embalagem ou do seu veterinário. E se você perceber aquela gordurinha lateral (sim, pets também tem barriga, gordurinhas e pneuzinhos) converse com seu vet para ele lhe indicar uma ração light ou diet, assim como um aumento nos exercícios físicos. Cuidando bem do peso do seu pet, evitamos várias doenças como diabetes, doenças cardíacas, doenças articulares, doenças respiratórias, e outros.

Gripe Canina.
A Gripe canina também conhecida como "tosse dos canis" , afeta cães de todas as idades e resulta na inflamação das vias aéreas superiores. Os sinais típicos são tosse seca e áspera , que pode ser seguida de ânsia ou vômito. A tosse pode ser induzida por uma leve palpação da laringe ou traquéia. Pode ocorrer falta de apetite também. O desenvolvimento de sinais mais severos como febre e descarga nasal purulenta podem indicar uma infecção sistêmica como a Cinomose ou Broncopneumonia. Os animais afetados não devem ser hospitalizados pois a doença poderá ser facilmente disseminada. A prevenção pode ser feita através de vacinas polivalentes ou específicas para a doença, conforme programas de vacinações , com reforço anual. A vacina específica (produzida pela Merial e Fort Doge) deve ser aplicada antes do inverno , que é a estação do ano que mais ocorre essa doença

Cinomose.
É uma das doenças caninas que mais gera óbitos. O causador dessa doença é parente do agente que causa o sarampo humano. Trata-se de um vírus extremamente resistente, permanecendo vivo por vários dias nos objetos tocados pelo animal infectado. A incubação do vírus leva aproximadamente 8 dias após o contágio e os primeiros sintomas são febre alta e intermitente associada a infecções respiratórias, observa-se também perda de apetite entre outros. O veterinário poderá combater as infecções, fortalecendo o organismo do animal para combater o vírus. Os animais que sobrevivem a doença geralmente apresentam sequelas. Tratamento específico para a cinomose não existe, não se conhece medicamento eficaz contra o vírus. O combate é feito através da vacinação dos animais enquanto filhotes. Durante a amamentação os filhotes estão imunes, desde que a mãe esteja imunizada. A vacinação deve ser feita entre 45 e 60 dias de vida, repetindo-se a dose mais três vezes no primeiro ano. Depois a revacinação deverá ser anual. Convém ressaltar que a vacina não produz efeito em animais já contaminados.

Castração.
É uma palavra agressiva, mas o procedimento é feito em uma única vez. Deve ser feita por médico veterinário e o animal deverá estar sob o efeito de anestesia geral. A população precisa encarar esse procedimento como um ato de amor e responsabilidade uma vez que através dessa prática será possível diminuir o número de crias indesejadas e o número de animais abandonados.

Vantagens da esterilização das fêmeas: o cio não ocorre mais, conseqüentemente não há sangramento,
reduz a incidência de gravidez psicológica, a incidência de tumor de mama e  a infecção do útero (Piometra).

Vantagens da esterilização dos machos: o animal fica mais tranqüilo, diminui a marcação de território, estará menos suscetível a ter câncer nos testículos, entre outros. Após a cirurgia é muito importante “controlar” a quantidade e a variedade da alimentação. Existem no mercado várias rações “ligths” indicadas também para esses casos evitando-se obesidade.

Rações.
Você se lembra daqueles conselhos da vovó: “coma para ficar forte e saudável”? Com o passar do tempo, a ração antiga do seu pet deve ser trocada por outra mais adequada à faixa etária, comportamento e peso do seu pet. Portanto lembre-se de perguntar ao seu veterinário sobre rações para filhotes, para adultos e para idosos (sênior). Como cada raça e espécie tem um ciclo de vida diferente, siga a indicação do seu veterinário para ter certeza que esta alimentando super bem o seu pet.

Agua.
Você já deve ter ouvido que caldo de galin....., ops..... estamos falando de outros pets. Mas seguindo o conselho, eu arriscaria falar que “água fresca e filtrada” não faz mal ao seu pet. Sim, grande parte das doenças gastrointestinais podem ser adquiridas pela água. Conselho de amigo, existem vários comedouros e bebedouros que podem manter fresco e saudável a alimentação e a água do seu pet, pois “água fresca e filtrada não faz mal ao seu pet”.

Você sabe tudo sobre o seu Pet?
bottom of page